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HISTÓRIA

| Escola João Godeiro


A Escola Estadual João GODEIRO antes Grupo Escolar João GODEIRO, surgiu da necessidade de reunir todas as escolas da vila num só estabelecimento de ensino com a finalidade de oferecer a comunidade o ensino primário. Foi a pioneira, sendo a primeira escola desta cidade, pois as escolas que existiam antes, funcionavam em casas de famílias.
Então, o Sr. João GODEIRO preocupava-se muito com o progresso de Patu e de melhorar o nível cultural de sua terra. Fundou uma sociedade com fim de combater o analfabetismo. A sessão inaugural foi muito solene. Essa associação tinha a finalidade de angariar recursos para a construção de um Grupo Escolar. Conseguiu levantar empréstismos entre particulares para a realização de tão notável empreendimento e adquiriu parte do material com amigos. Por alguns imprevistos não chegou a concretizar a elevada idéia. Alguns anos depois do seu falecimento, seu irmão Rafael GODEIRO, construiu o prédio do Grupo Escolar.
O governo do Estado do Rio Grande do Norte, na época era José Augusto de Medeiros que pelo decreto Nº 321 de 28 de fevereiro de 1927 inaugurou o Grupo Escolar de Patu dando-lhe a denominação de "Grupo Escolar João GODEIRO"  em homenagem ao seu idealizador. Pois dessa forma,  seu nome jamais seria esquecido em sua terra.
Na época em que foi criado o Grupo escolar João GODEIRO,  construido pelo irmão do sr. João GODEIRO, Rafel GODEIRO ( último intendente do município - 1923 ) a primeira professora diplomada deste educandario foi Ester Ferreira, seguida pelos professores: Marçal Pereira Jales, Ernestina Leão, Helena Leão, Maria Carmelita Rocha, Raimundo Suassuna, Raimundo Soares de Andrade, Maria de Lourdes C. GODEIRO, Maria Elisa Ingersoll, Edi Campos da Silva ( diretora substituta) Francisca Pereira e José Joaquim da Silva, esses foram diretores até 1961.
Segundo a professora Maria Carmelita Rocha, em 1955 fo concluida a construção do novo Grupo Escolar João GODEIRO, e o velho prédio ficava para funcionar o Ginásio Comercial de Patu, que o Dr. Aderson Dutra com seus esforços arranjara. Esse novo Grupo começou a funcionar no mesmo ano (1955)  na gestão da professora Maria Carmelita Rocha, até o ínicio de 1961.
A partir de 1961, além dos já citados, constatamos os demais diretores: Vanda Godeiro Carlos dos Santos, Laureniza Godeiro, Terezinha Jales Dantas e Maria Celi Suassuna Leite.
Segundo a professora Maria Celi Suassuna Leite, que é conhecedora da educação de Patu, A nossa escola começou a funconar apenas com 4 (quatro) salas de aula, uma cozinha e a diretoria. O Grupo Escolar João Godeiro, passou a Escola Estadual João Godeiro entre os anos de 1974 e 1978. 
Na gestão de  Maria Celi Suassuna Leite foi conseguido um bebedouro, implatado a sala de leitura a fim de despertar no aluno o interesse pela leitura, o supletivo ( atualmente EJA) atendendo alunos fora da faixa etária, visando sua aprendizagem, material para trabalhos manuais, jogos recreativos, turmas de alfabetização, proporcionando assim um melhor desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem. Conseguiu ainda a restauração de salas ou seja do bloco principal da escola. dando continuidade aos trabalho assume a direção da Escola a professora Zilar Rocha Fernandes que conseguiu recursos para a construção de mais duas salas de aulas e a restauração de toda a escola além de conseguir outros materiais.
Em março de 1995, assume a direção da escola a professora Maria Lúcia de Moura Benigno, a mesma  conseguiu a restauração da secretária, sala dos professores e reforçou todas a fachada da escola.
Em 10 de novembro de 1995 foi implantado o conselho de Diretores de acordo com a Lei 12.508 de 13 de fevereiro de 1995. O mesmo objetiva a organização e segurança dos trabalhos e decisões a serem tomadas dentro da referida instituição.
Ao 08 de novembro de 1996 foi implantado a caixa escolar  com a finalidade de assegurar os recursos financeiros do MEC destinados a Escola Estadual João Godeiro.
Procurando atenter melhor a clientela, em fevereiro de 1999 foi implatado duas turmas de 5ª série, nos anos seguintes foram implantadas turmas de 6ª, 7ª e 8ª série.
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 e o Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, em junho de 1999 foi implantado o 1º e o 2º Ciclo Básico, conforme Parecer Nº 041/97 do Nº 8.920 de 01 de janeiro de 1997. Com a implantação dos Ciclos Básicos, objetivando um novo fazer pedagógico, assim melhorando a qualidade do ensino na conscientização de um futuro cidadão crítico e consciente dos seus direitos e deveres.
Em 12 de Julho de 1999 a diretora Maria Lúcia de Moura Benigno afastou-se para tratamento de saúde. O funcionamento da escola continuou com apoio dos coordenadores e professores.
Diante da necessidade da assinatura de documento e outras situações a resolver, asume em substituição a diretora, a professora Marileide Moura Targino em 11 de dezembro de 1999 até fevereiro de 2000.
A partir do dia 23 de fevereiro de 2000 o professor Francisco Macena Cordeiro passa assume o cargo de diretor e em 15 de junho do mesmo ano é nomeado vice-diretor.Com esforço de toda equipe e pessoas que prestam serviço à comunidade, no final do ano 2000 foi conseguido uma reforma na escola e a construção de uma guarita.
O professor Francisco Macena Cordeiro continuou na administração da escola até 04 de setembro de 2002, quando foi exonerado do cargo com a diretora Maria Lúcia Benigno de Moura.
No mesmo dia foi nomeada diretora a professora Maria do Socorro Alves Pereira Castro e a vice-diretora Francisca Jácome de Oliveira. As mesma permeneceram no cargo até 28 de fevereiro de 2003, Apesar do pouco tempo a frente da administração da escoa as mesmas demostraram um bom relacionamento com toda a clientela da escola e competência profissional.
No dia 28 de fevereiro de 2003 foi nomeada para assumir a direção da escola a ex-diretora Zilar Rocha Fernandes e a vice-diretora a professora Maria Aparecida de Almeida Gomes. Atualmente a escola é administrada pela diretora Maria do Socorro Alves Pereira Castro.
A Escola Estadual João Godeiro define-se como instituição educacional pública, voltada para o estudo sistemático de temas e problemas relevantes, tanto do ponto de vista cientifico e técnico quanto local e regional.

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